fbpx

Uma Mineração Responsável tem Principios claros que podem ser encontrados, por exemplo, na IRMA Initiative for Responsible Mining Assurance .

O Vale do Jequitinhonha tem destaque global como importante Jurisdição para ofertar materia prima (Espodumênio de Qualidade Superior) e produtos de qualidade e maior valor agregado (sais de Lítio, como o Sulfato de Lítio, além dos propalados Carbonato de Lítio e Hidróxido de Lítio) para a Transição Energética, em especial para o Norte Global.

Alias, avançando na Produção de Produtos de maior valor agregado, uma Cadeia de Valor mais complexa poderá emergir no Brasil, ocupando uma vácuo hoje existente na Cadeia de Produção (middle stream).

Fato que uma Transição Justa somente será Justa se efetivamente considerar o Planejamento e a Gestão do Legado Positivo para os Territórios e as Comunidades Locais do Sul Global.

E aqui insere a Mineração Responsável no Vale do Jequitinhonha.

Recente estudo publicado pelo Serviço Geológico do Brasil, “An Overview Critical and Strategic Minerals Potencial of Brazil” durante o Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) no início de Março evidencia o potencial, quando a apresenta os pontos de destaque para o hashtag#Lithium no Brasil, com relevância para as sete Provincias ja em fase de produção ou em etapa de planejamento, com ocorrencia de Espodumênio e Litio.

i) Jequitinhonha (Depósitos da CBL – Companhia Brasileira de Lítio e Sigma Lithium Corp. (Nasdaq:SGML),

ii) Solonópole (Depósitos Mundo Novo e Mina do Simão.

iii) Borborema (Depósitos de Salgadinho, Seridozinho e Noroega.

Tem ainda as Provincias do iv) Sudeste de Tocantins e Nordeste de Goias, bem como a v) Provincia de Itambé, na Bahia e a vi) Provincia do Leste do Estado de Minas Gerais e vii) Provincia de São João del Rei, onde encontra, por exemplo, o Depósito Volta Grande da AMG Brasil.

Importante que o Território e as Comunidades se sintam partes contempladas e integrantes desse Potencial Desenvolvimento, refletindo em Melhores condições de Educação Basica, saude e bem estar social.

Somente assim a tão desejada Licença Social estará garantida em um processo que exige um novo modelo de Governança Territorial Tripartite.

Um bom exemplo vem da maior produtora de hashtag#Lithium do Mundo: a Albemarle Corporation.

Albemarle Corporation announced an agreement with Martin Marietta Materials, a leading supplier of building materials—including aggregate, cement, ready mixed concrete and asphalt—to make beneficial use of extracted limestone material from Albemarle Corporation’s proposed Kings Mountain Mine hashtag#Lithium project.

This agreement is part of Albemarle Corporation’s plan to resume lithium mining operations at the Kings Mountain Mine in an environmentally and socially responsible manner, including opportunities to repurpose byproduct material and enhance the economic benefits for the surrounding” community.

Leia mais abaixo: 👉

https://lnkd.in/d8aXvhrS