2024 não deverá repetir o ano de 2023 para para os 14 Municípios que integram o Vale do Lítio, em especial para Araçuaí e Itinga.
2023 foi um ano atípico, que reflete aquilo que tenho dito: “O Lithium não caiu muito. Na verdade o Lítio subiu muito, quase que irracionalmente.”
Esse volume de 2023 reflete ainda a insustentabilidade (artificialidade) dos preços do Lithium observados em 2022, onde a demanda global aquecida diante de uma tímida oferta global, empurrou os preços para cima, refletindo na arrecadação da CFEM.
Há um futuro próximo promissor para o Vale do Jequitinhonha, se aquilo que a CEO Ana Cabral-Gardner da Sigma Lithium Corp. (Nasdaq:SGML) tem chamado atenção se aproveitarmos as vantagens competitivas da Jurisdição do Jequitinhonha para avançarmos rumo à produção de “Chemical Grade Lithium Materials”, a exemplo do que já faz as grandes produtoras australianas.
A Oportunidade se alarga e se agiganta de forma substantiva se avançarmos rumo a uma Maior Complexidade da Cadeia do Lítio, agregando Conhecimento aos processos e produtos com maior valor, a exemplo do que já faz no território a CBL – Companhia Brasileira de Lítio.
Entretanto, existe forte e perigosa ameaça a um retrocesso ao Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha caso alguns projetos avancem e se viabilizem mas rumo a exportação do minério bruto, aquilo que na literatura e no mundo dos negócios da mineração chama-se de DSO: Direct Shipping Ore.
O Impacto negativo no Desenvolvimento territorial será gigante, reduzindo drasticamente o fluxo do conhecimento no território. Talvez porque todo o olhar esteja em um erro grasso: Viabilizar Projetos e não um Território, não alargando as Oportunidades de Escolhas, como nos ensina o Nobel Amartya Sen.
Aliás, a Agenda de Desenvolvimento Local de Araçuaí está assentada nos princípios “Desenvolvimento como Liberdade”, idéia força do Amartya Sen: alargamento do campo de escolhas para os indivíduos.
Ontem, o Minério de Espodumênio Doméstico na Bolsa da China fechou a US$ 450,00 enquanto o Brasil Spodumene Concentrate 6% na mesma Bolsa foi negociado a US$ 1110,00, preço referência Sigma Lithium Corp. (Nasdaq:SGML) and AMG Brasil.
Alias, por trás dessa estratégia “Business as Usual”, talvez esteja um entendimento não alcançavel para quem desconhece o Finance World, de que o custo do Capital de Terceiros é mais barato que o custo do Capital Próprio.
O Contrário é entendimento do senso comum, colidindo com toda a lógica de Business.
Mas em época de escassez e de alta competitividade por Capital para Investimento Estrangeiro Direito no País, essa pode ser uma estratégia, infelizmente, a ser perseguida, como foi anos atrás conduzida por empresas australianas para acessar capital.
É preciso que tenhamos no Vale do Jequitinhonha uma Mineração Responsável segundo Principles da IRMA Initiative for Responsible Mining Assurance .
Sobre DSO leia mais: https://lnkd.in/dWcfixZQ